Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Inconstitucionalidade da Taxa de Incêndio

STF decide sobre a inconstitucionalidade da Taxa de Incêndio cobrada no IPTU.

Publicado por Gabriela Nascimben
há 7 anos

No dia 24 de Maio de 2017 o STF decidiu por 6 votos a 4 a manter a decisao do Tribunal de Justiça de São Paulo na qual declarou a inconstitucionalidade da Taxa de Incêndio.

O julgamento teve por base o artigo 145 da Constituição Federal e a decisão seguiu o voto do Ministro Marco Aurélio e no mesmo sentido votaram os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber. Hoje os ministros Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia.

RECURSO EXTRAORDINÁRIO 643.247 SÃO PAULORELATOR: MIN. MARCO AURÉLIO

TAXA DE COMBATE A INCÊNDIO – INADEQUAÇÃO CONSTITUCIONAL. Descabe introduzir no cenário tributário, como obrigação do contribuinte, taxa visando a prevenção e o combate a incêndios, sendo imprópria a atuação do Município em tal campo.

Decisão: O Tribunal, apreciando o tema 16 da repercussão geral, por maioria e nos termos do voto do Relator, negou provimento ao recurso, vencidos os Ministros Luiz Fux, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Em seguida, o Tribunal deliberou fixar tese de repercussão geral em assentada posterior. Ausente, justificadamente, o Ministro Celso de Mello. Presidência da Ministra Cármen Lúcia. Plenário, 24.5.2017.

  • Publicações1
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações279
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inconstitucionalidade-da-taxa-de-incendio/467459356

Informações relacionadas

Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Jurisprudênciahá 8 anos

Tribunal Regional Federal da 5ª Região TRF-5 - AG: AG XXXXX20164050000

Artur Carvalho, Advogado
Artigoshá 3 anos

O Estado de Pernambuco cobra, mas é inconstitucional!

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)